Decola pela primeira vez o protótipo do Boeing P-8A Poseidon
Decolou pela primeira vez neste sábado (25) o protótipo T-1 do futuro, avião de patrulhamento marítimo e reconhecimento P-8A, da Marinha dos Estados Unidos (US Navy). O voo, que teve duração de 3h31, partiu do aeródromo de Renton Field, Washington, e foi considerado bem sucedido.
Antes da decolagem, a equipe de ensaios do P-8A realizou uma série de testes de pré-voo em terra, incluindo partidas e desligamento dos motores. Durante esse primeiro voo, foram realizados checks dos sistemas de bordo, entre eles, o de controle de acelerações e desacelerações dos motores, nos modos de operação do piloto automático e de acionamento e desligamento da APU (Auxiliary Power Unit).
“Este é um dia emocionante para o programa do P-8A e de coroação de êxito de todo o trabalho da equipe” disse Bob Feldmann, vice-presidente do Programa P-8 da Boeing. “Nós entendemos as necessidades da Marinha dos Estados Unidos na área de patrulha marítima e estamos nos dedicando para alcançar pleno êxito nesse programa”, acrescentou Feldmann.
A integração formal entre a US Navy e a Boeing no programa do P-8A será iniciada no terceiro trimestre do corrente ano. Antes disso, a Boeing pintará os protótipos, instalará instrumentação de ensaios em voo adicionais e realizará uma nova série de experimentos em terra.
O P-8A é uma aeronave derivada do jato comercial Boeing 737-800 Next Generation e construído com a colaboração da CFM International, Northrop Grumman, Raytheon, Spirit Aero Systems e GE Aviation. Nesta primeira fase do programa, serão construídas e testadas cinco aeronaves P-8A.
A US Navy pretende adquirir 108 P-8A para substituir sua frota de aeronaves P-3C. A capacidade operacional inicial está prevista para 2013.