|

Coreia do Norte diz que lançará satélite "em breve"



O Globo, com agências internacionais

SEUL - A Coreia do Norte anunciou que "em breve" lançará seu satélite de comunicações Kwangmyongsong-2, que a Coreia do Sul, o Japão e os Estados Unidos acham que, na verdade, vai encobrir o teste de um míssil de longo alcance. Segundo o Comitê Espacial Norte-coreano, citado pela agência estatal "KCNA", todos os preparativos para o lançamento já foram concluídos. Mas uma data não foi especificada.

Leia também: Obama apela por mundo sem armas nucleares.

O lançamento estaria marcado para este sábado, segundo fontes sul-coreanas, mas não pôde ser realizado devido ao mau tempo. No último dia 12, Pyongyang comunicou à Organização Internacional de Aviação Civil (Icao) e à Organização Marítima Internacional (OMI) seu plano de lançar um satélite de comunicações entre 4 e 8 de abril.

A crise envolvendo a Coreia do Norte em fotos.

O lançamento do instrumento faria parte do programa espacial norte-coreano. Porém, Coreia do Sul, Japão e EUA temem que, na verdade, o país queira testar um míssil balístico de longo alcance do tipo Taepodong, de fabricação nacional e cujos dois testes anteriores fracassaram.

Segundo fontes oficiais sul-coreanas citadas pela agência "Yonhap", três câmeras de observação já foram instaladas em torno da base de Musudanri, na província de Hamgyeong (nordeste), onde hoje o tempo é nublado e venta pouco.

Caso o foguete seja realmente lançado, a Coreia do Norte comprovará sua capacidade de testar mísseis de longo alcance, segundo os países vizinhos.




◄ Share this news!

Bookmark and Share

Advertisement







The Manhattan Reporter

Recently Added

Recently Commented