Coreia do Norte ameaça atacar aviões de espionagem dos EUA
Governo afirma que derrubará qualquer aeronave que tentar interferir no lançamento do suposto satélite
Efe e Associated Press
Veja também:
Carga de foguete coreano tem aparência de satélite, dizem EUA
Coreia do Norte ameaça atacar se Japão derrubar foguete
Conheça o arsenal de mísseis norte-coreano
Cenário: Até onde vai a tensão com a Coreia do Norte?
A Estação Central de Radiodifusão do país denunciou que os EUA estariam usando aviões de espionagem para monitorar os preparativos para o lançamento. "Se os criminosos imperialistas americanos se atrevem a invadir nosso território aéreo, interferindo com os nossos preparativos para lançar um satélite para fins pacíficos, as nossas forças revolucionárias irá atacá-los sem piedade", disse o governo norte-coreano.
A Coreia do Norte tem publicado regularmente sua contagem de voos de espionagem da Coreia do Sul e Estados Unidos. A agência estatal de notícias News Agency afirmou que os aviões americanos e sul-coreanos realizaram "intensiva" espionagem contra alvos estratégicos todos os dias, desde o dia 9 de março até o dia 20 do mesmo mês.
O governo norte-coreano anunciou que o lançamento será feito entre os dias 4 e 8 de abril. Os Estados Unidos, Japão e Coreia do Sul afirmaram que isto é um disfarce para o teste de um míssil balístico de longo alcance. A Coreia do Norte assegurou nesta segunda que EUA e Coreia do Sul fizeram pelo menos 190 missões de espionagem aérea sobre seu território.