Colômbia moderniza suas Forças Armadas
No início desse ano, o governo colombiano anunciou um grande plano para a execução de um processo de grande escala para a modernização das Forças Armadas do país, que deve envolver investimentos em torno de US$ 4 bilhões. O plano compreende a modernização de meios já existentes e aquisição de novos sistemas, de países da Europa, Estados Unidos, Israel e Rússia.
O processo de modernização envolverá a aquisição e modernização de meios navais, como submarinos e navios de superfície, iniciativas que contarão com a participação de estaleiros da França e Alemanha. Também serão incorporados até o final de 2009 novos helicópteros, como 15 unidades do estadunidense Black Hawk, produzidos pela Sikorsky, e cinco Mi-17 russos. Recentemente, o Exército Colombiano adquiriu peças de artilharia de 105mm da francesa Nexter, e 24 aviões de combate Kfir, de procedência israelense.
Estão também nos planos colombianos a compra de veículos blindados, helicópteros de ataque Arpia III (versão de ataque desenvolvida localmente do UH-60 Black Hawk, dotada de lançadores de foguetes, HUD, radar e FLIR.
Evidência de que o mercado colombiano está aquecido, essa semana, entre os dias 29 e 30, acontece em Bogotá, capital da Colômbia, a EXPODEFENSA 2009, que reunirá dezenas de empresas locais e estrangeiras com produtos e soluções em ciência e tecnologia para defesa e segurança. Para mais informações sobre o evento, acesse http://www.expodefensa.net/