Brasil - Super Tucanos para a Força Aérea Sueca
Nelson Düring
Esta aberta a possibilidade de que o Super Tucano seja adotado pela FLYVAPNET (Real Força Aérea Sueca). Em um momento oportuno dentro das negociações do Projeto F-X2 a Suécia indica que poderá adquirir o avião da EMBRAER Super Tucano.
Defesa@Net obteve a informação de que há duas semanas técnicos da SAAB e do Governo da Suécia estiveram visitando a EMBRAER, em São José dos Campos, para conhecer mais do Projeto do EMB-314 Super Tucano.
Em Dezembro de 2008 a SAAB assinou um contrato tipo PPP (Parceria Pública Privada) com a FMV (Agência de Defesa do Governo Sueco), assumindo a total responsabilidade pela operação, apoio e manutenção do avião de treinamento a jato SK 60 A/B.
O SK 60 A/B é o avião SAAB 105 projetado nos anos 60 e adotado pela Flygvapnet nas funções de treinador e de ataque ao solo. Cerca de 150 aviões foram produzidos. A Áustria também adquiriu o avião para função de treinador e ataque ao solo.
O contrato assinado entre a SAAB e a FMV é até 2017. O valor do contrato alcança 900 milhões de coroas suecas (105 milhões de dólares). O acordo prevê várias opções, incluindo a prorrogação do acordo e o aumento de horas de vôo.
O Grupo SAAB dentro do acordo PPP está propondo à FMV a substituição dos SK 60, dos quais 42 continuam operação nas função de treinador a jato. Dois aviões competem o brasileiro EMBRAER EMB 314 Super Tucano e o suíço Pilatus PC-7. Não por casualidade onde o Gripen está competindo nas fases finais dos processos de seleção.
A expectativa é de que sejam adquiridos entre 30 a 40 aeronaves. O custo médio do Super Tucano é de 5 a 6 milhões de dólares. Que pode alterar dependendo das solicitações do cliente.
O SK 60 (SAAB 105), que poderá ser substituído pelo EMB 314 Super Tucano | |
EMB 314 Super Tucano cuja 100ª unidade produzida será entregue ainda no primeiro semestre de 2009 |