Brasil - Projeto Veículo Aéreo Não-Tripulado – Etapa RFI
O Comando da Aeronáutica, atento às necessidades operacionais e em consonância com a política governamental de capacitação da indústria aeronáutica nacional, iniciou o processo para aquisição de Veículo Aéreo Não-Tripulado (VANT).
O cerne deste projeto consiste em adquirir VANT para estabelecimento de doutrina na Força Aérea Brasileira, que o empregará em missões de reconhecimento e como plataforma intermediária de comunicação, e capacitar a indústria aeronáutica para o desenvolvimento de um VANT totalmente nacional.
O Projeto VANT se encontra na fase de solicitação de informações (Request For Information – RFI) às empresas capacitadas para fornecer tal equipamento, baseado nos requisitos operacionais (ROP) estabelecidos pelo Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER).
Para tanto, nove empresas foram selecionadas e receberão o RFI:
as brasileiras Aeroeletrônica e AVIBRAS,
as israelenses Elbit e IAI,
a sul-africana Denel,
a norte-americana Boeing,
a russa Irkut,
a européia EADS-Casa e
a italiana GALILEU AVIÔNICA.
O Comando da Aeronáutica ressalta que este projeto manterá o foco em aspectos relacionados às condições das ofertas de compensação comercial (offset) e o grau de transferência de tecnologia para a indústria aeronáutica brasileira.
Brigadeiro-do-Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez
Chefe do Centro de Comunicação Social da Aeronáutica