Brasil - Marinha do Brasil participa da LAAD-2009; Projeto VANT Carcará
O projeto Veículos Aéreos Não Tripulados (VANT), desenvolvido pelo Corpo de Fuzileiros Navais (CFN), tem o propósito de incrementar a capacidade de Inteligência em tempo real.
Esse projeto visa à concepção de uma plataforma aérea superficialmente robusta para atender às estritas especificações militares, fundamentais para o seu êxito. Suas principais características são: simplicidade, portabilidade, recuperabilidade, manutenção simples, facilidade de operação e de treinamento.
Dentre vários aeromodelos analisados, o VANT Carcará foi o que melhor atendeu a todas as especificações estabelecidas, o que gerou, então, o Projeto VANT Carcará, em parceria com a empresa brasileira SANTOS LAB.
O emprego do VANT Carcará apresenta inúmeras vantagens, como decolar e pousar em locais restritos, capacidade de transmissão de informações em tempo real para Centros de Comando e Controle, agilidade na montagem, curto espaço de tempo entre início da preparação do VANT e seu emprego, além de apresentar baixa assinatura acústica e de radar.
Características técnicas
O VANT Carcará é um aeromodelo híbrido de asa em delta, envergadura de 1,6m, dotado de motor elétrico de um quilograma de empuxo e alimentado por uma bateria de lítio polímero de 2.220 mA. Possui um transmissor de vídeo que envia, para estações em terra, imagens em tempo real, captadas por duas câmeras de vídeo “day/night” de 480 linhas, com “zoom” e infravermelho. As imagens, contendo inclusive as coordenadas dos alvos, são gravadas em computadores portáteis pertencentes à estação. Além disso, são transmitidos os dados sobre as condições do VANT.