|

Brasil - LAAD 2009: Terceiro Dia


Notícias da Mectron

A Mectron Engenharia, Indústria e Comércio AS aproveitou a LAAD para divulgar ao público alguns negócios e novos produtos. A empresa, com sede em São José dos Campos (SP), anunciou o início da industrialização e fornecimento do lote-piloto do míssil anticarro MSS 1.2 AC para o Exército Brasileiro (EB). O programa terá a duração de quatro anos, com entregas regulares de sistemas completos, incluindo o suporte logístico.

Outra notícia foi a celebração da parceria com a companhia estadunidense Telephonics, subsidiária da Griffon Corporation, para a prestação de serviços de assistência técnica em radares e desenvolvimento de novos negócios na América do Sul. Em nota divulgada pela empresa, foi informado que já existe uma relação comercial entre as duas companhias para assistência técnica em radares meteorológicos RDR-1400 que equipam helicópteros do EB e que o novo acordo envolve suporte aos radares multímodo Telephonics OceanEye APS-143C(V)3 destinados à vigilância marítima e imageamento radar para a Marinha do Brasil. Este radar equipará os helicópteros Sikorsky S-70 e Eurocopter EC-725.

A missile house brasileira apresentou, ainda, uma bomba guiada por sistemas de posicionamento global (GPS ou Glonass) e INS, desenvolvida em conjunto com a Britanite. Foi destacado que este é o primeiro lançamento de produto nessa categoria na América Latina, que será capaz de ser empregado em longas distâncias e altas altitudes, com uma aeronave não-modernizada, mantendo-se alta precisão e desempenho.

A bomba guiada da Mectron/Britanite possui comunicação sem fio (wireless) e a expectativa é de que no primeiro semestre de 2010 seja concluída e entregue à Força Aérea Brasileira (FAB) a primeira unidade.

Para encerrar, a Mectron informou ter assinado, no início deste ano, um contrato com a FAB para o fornecimento de radares multifunção SCP01 para as aeronaves de ataque A-1, numa parceria com a companhia italiana Selex Galileo, do grupo Finmeccanica.

Lockheed recebe contrato no Brasil

A Lockheed Martin também aproveitou a LAAD para anunciar um contrato na região. A companhia dos Estados Unidos assinou com a FAB um acordo no valor de R$ 1,6 milhão para prestar suporte técnico a seis radares de vigilância modelo TPS-77, conhecidos no Brasil como B34, instalados na região amazônica entre 2000 e 2005. Pelos termos do contrato, a Lockheed Martin fornecerá apoio técnico, além de treinamento de técnicos brasileiros. O contrato, com duração de um ano, inclui ainda opções para a sua extensão por até cinco anos. O TPS-77 é um radar de uso dual, para finalidades de vigilância e controle de tráfego aéreo.

Programa F-X2

T&D consultou, durante a feira carioca, várias pessoas envolvidas com o Programa F-X2 e todas foram unânimes em afirmar que a concorrência tem sido tocada com muita seriedade e competência pelo Comando da Aeronáutica. Embora existam alguns boatos relativamente consistentes quanto a um possível retorno da proposta do caça russo Su-35, pessoas muito familiarizadas com a concorrência disseram não acreditar nessa possibilidade. “Seria um enorme prejuízo à imagem do País”, confidenciou uma fonte que, no entanto, entende que o Brasil é soberano para tomar as suas próprias decisões. Os três competidores devem entregar à FAB suas ofertas revisadas até o final de maio.

Boeing apresenta VANT ScanEagle

Em apresentação realizada à imprensa, a Boeing demonstrou o seu veículo aéreo não tripulado (VANT) ScanEagle, desenvolvido e comercializado por sua subsidiária integral Insitu, adquirida pela gigante estadunidense em setembro de 2008. O ScanEagle é um VANT com baixo custo de operação destinado à missões de vigilância e defesa, patrulha costeira, busca e resgate, monitoramento ambiental, exploração mineral, entre outras finalidades. É operado por várias Forças Armadas no mundo todo, como as dos Estados Unidos, Canadá, Austrália e Colômbia,e em negócios de diferentes modalidades, como vendas do sistema completo, leasing e prestação do serviço de geração de imagens de vídeo com base em horas mensais. O veículo pode ser equipado com sensores eletro-óticos ou infravermelhos (IR), sendo também de fácil operação tanto em missões terrestres e marítimas.A Insitu Boeing foi uma das selecionadas pela FAB para o envio de pedido de informações (RFI, sigla em inglês) sobre VANTs, devendo participar da concorrência. Segundo informou um dos executivos da companhia estadunidense, discute-se uma parceria com a brasileira Santos Lab para a prestação dos serviços de produção de imagens de vídeo para os usuários militares brasileiros. O executivo fez questão de frisar que o produto mais importante não é o hardware, mas sim a geração do vídeo.

Simulador de voo do EC-725 no Brasil

A Eurocopter e a Helibrás anunciaram na feira a introdução do primeiro simulador de voo para helicópteros da América Latina. O simulador para helicópteros EC-725, que estará operacional no Rio de Janeiro em dois anos, será destinado a criar o ambiente de cockpit e de missões visando o treinamento de tripulações do modelo.

O simulador será utilizado no treinamento de pilotos que irão voar os 50 helicópteros militares EC-725 a serem construídos pela Helibrás para as três Forças em Itajubá (MG), devendo proporcionar uma formação adequada, independentemente das condições meteorológicas e de aeronaves disponíveis, bem como simular as mais difíceis missões, em completa segurança.

"A estratégia da Eurocopter é a de apoiar e desenvolver atividades e serviços para promover uma política de formação ativa dos pilotos. Nos últimos meses, temos introduzido simuladores para o EC-225, na França, do EC-135 na Alemanha e Estados Unidos e do NH-90 na Alemanha. A introdução do simulador do EC-725 no Brasil e na Malásia irá ampliar a nossa oferta e satisfazer as expectativas dos nossos clientes nesta área de crescente importância estratégica”, disse Lutz Bertling, presidente da Eurocopter.

Seminário de Defesa

Atração à parte nesta edição da LAAD foi o II Seminário de Defesa, coordenado pelo professor Salvador Razza, do Centro de Tecnologia, Relações Internacionais e Segurança. Com temas antes nunca debatidos, o acontecimento paralelo já reuniu em seus primeiros dias um respeitável público em todas as suas sessões. Nesta quinta feira, um de seus quadros apresentou em sua grade um encontro sobre Tecnologias Satelitais Aplicadas, entre o professor Demóstenes Barbosa da Silva, Diretor de Gestão de Meio Ambiente e Mercado de Carbono, AES Brasil, e o jornalista Francisco Ferro, editor-chefe de Tecnologia & Defesa, que provocou, ainda, uma grande participação da platéia, pois as colocações das idéias por ambos os debatedores, suscitaram temas que podem levar a importantes reflexões sobre a atualidade de conceitos como soberania, por exemplo.

DCNS e Thales em grande estilo

Para comemorar os resultados que vêm alcançando no Brasil, as duas companhias francesas promoveram um concorrido mas muito selecionado coquetel no principal espaço do tradicional e internacionalmente conhecido Copacabana Palace. A confraternização reuniu altas autoridades civis e militares brasileiras, notadamente da Marinha, empresários e membros do corpo diplomático francês no País.





◄ Share this news!

Bookmark and Share

Advertisement







The Manhattan Reporter

Recently Added

Recently Commented