Brasil - Infraero recebe convite para analisar aeroportos iraquianos
O presidente da Infraero, Cleonilson Nicácio Silva, recebeu nesta terça-feira (7/4) a visita do ministro de Planejamento do Iraque, Ali Ghalib Baban, na sede da empresa, em Brasília (DF). A comitiva iraquiana conheceu os principais investimentos realizados pela Infraero em melhoria e expansão aeroportuária, além do perfil dos 67 aeroportos que compõem a rede. Ao final do encontro, Ghalib convidou a Infraero para a realização de um estudo dos principais aeroportos iraquianos com possibilidade futura de uma administração compartilhada naqueles aeroportos. “Acreditamos que a Infraero está apta a fazer um intercâmbio. É uma grande oportunidade para os dois países”, afirmou o ministro, elogiando a atuação da Infraero.
A intenção do Ministério do Planejamento do Iraque é retomar os investimentos nos aeroportos uma vez que o país passa por um grande processo de reconstrução. “Há também uma crescente demanda de passageiros por conta do turismo religioso e do desenvolvimento da indústria petrolífera”, explicou Ghalib.
Segundo o presidente da Infraero, o convite é uma oportunidade para mostrar o trabalho da empresa no mercado internacional. “Espero começar nossa atuação no exterior pelo importante país que é o Iraque”, ressaltou.
Durante a exposição, Nicácio enfatizou a composição da rede aeroportuária formada por aeroportos lucrativos e deficitários e falou da grande responsabilidade da empresa na integração nacional. O presidente também apontou o crescimento de passageiros e movimento de aeronaves nos últimos três anos e abordou o balanço financeiro positivo da empresa em 2008: “Não dependemos de recursos, nosso sistema é independente”, disse Nicácio, ressaltando que o grande negócio da Infraero é o compromisso com a segurança e o conforto do passageiro.
Além do ministro do Planejamento do Iraque, estiveram presentes no encontro o diretor-geral do ministério do Planejamento do Iraque, Ahmed A. Rahem Al-Yassery, o assessor do ministro, Farouk Ibraheem Aziz Al-Hashmi, o jornalista iraquiano Sedeq Mahmood Ahmed, o secretário do ministério do Planejamento do Iraque, Emad Hameed, o encarregado de negócios do Iraque no Brasil, Hussein Ali Abdulbaqi-Ramah e o assessor da Divisão do Oriente Médio do Ministério das Relações Exteriores, Carlos Leopoldo Gonçalves de Oliveira. Da Infraero, participaram, além de assessores, os diretores de Engenharia, Paulo Sergio Ramos Pinto, e do diretor Financeiro, Mauro Roberto Pacheco de Lima.
Assessoria de Imprensa - Infraero
imprensa@infraero.gov.br