Brasil - FAB dá início a processo para aquisição de VANTs
Em nota divulgada hoje (8), A Força Aérea Brasileira (FAB) comunicou o início de processo para a aquisição de um veículo aéreo não-tripulado (VANT).
De acordo com o texto da nota, "o cerne deste projeto consiste em adquirir VANT para estabelecimento de doutrina na Força Aérea Brasileira, que o empregará em missões de reconhecimento e como plataforma intermediária de comunicação, e capacitar a indústria aeronáutica para o desenvolvimento de um VANT totalmente nacional".
O primeiro passo de processo de aquisição é o envio aos potenciais interessados do Request for Information (RFI, sigla em inglês), escolhidos com base na capacidade de fornecimento de tal equipamento, e também de acordo com os requisitos operacionais (ROP) estabelecidos pelo Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER).
Nove empresas foram selecionadas e receberão o RFI, sendo duas brasileiras, a Aeroeletrônica, do grupo israelense Elbit, e a AVIBRAS, além das estrangeiras Elbit (Israel), IAI (Israel), Denel Dynamics (África do Sul), Boeing (EUA), Irkut (Rússia), a EADS-Casa (Espanha) e Galileu Aviônica (Itália).
Foi ressaltado na nota que o projeto manterá o foco em aspectos relacionados às condições das ofertas de compensação comercial (offset) e o grau de transferência de tecnologia para a indústria aeronáutica brasileira.