Brasil - Esquadrão Pelicano recebe visita de comitiva do projeto H-XBR
O Esquadrão Pelicano recebeu a visita de uma Comitiva Técnica referente ao projeto H-XBR, composta por dois técnicos australianos, um técnico francês, um técnico brasileiro e mais três militares representando as Forças Armadas. As 9h30min houve uma apresentação da comitiva ao 2º/10º GAV, sobre o helicóptero EC-725. O Major Potiguara, representante da II FAE que serviu muitos anos no Esquadrão Pelicano, ministrou uma palestra para a comitiva sobre a operacionalidade do Esquadrão e suas necessidades.
O contrato de compra do EC-725 foi assinado em dezembro de 2008 e prevê o a produção no Brasil de 50 helicópteros que serão divididos entre as 3 forças.
O contrato foi consolidado a partir de exigências de requisitos operacionais estabelecidos pelas três Forças e é fruto de uma cooperação no campo aeronáutico entre o Brasil e a França, que visa consolidar e ampliar o intercâmbio e a colaboração na área militar e industrial entre os dois países.
O acordo contempla a fabricação das aeronaves no Brasil, no âmbito da Helibras e de parcerias com outras empresas, assim como a transferência de tecnologia. A assinatura deste contrato com a EADS é inédita, porque representa o primeiro projeto em conjunto das três Forças Armadas para a aquisição de material de emprego militar. A previsão é que as primeiras aeronaves sejam recebidas no final de 2010 em substituição aos UH-1H atualmente em operação e já na fase final de sua vida útil.