Brasil - Aeroporto de Curitiba faz exercício de emergência
Rone Alves | |
| |
Brigadistas participam do exercício de emergência |
O Aeroporto Internacional de Curitiba/Afonso Pena (PR) - administrado pela Infraero - realizou nesta sexta-feira (17/4) o Exercício de Emergência Aeronáutica Completo (Exeac). O treinamento é parte do curso do Corpo de Voluntários de Emergência (CVE), que começou na segunda-feira, e abordou como devem ser tomadas as primeiras medidas em caso de acidentes, bem como a identificação do estado das vítimas e o transporte dos acidentados.
O curso é direcionado para toda a comunidade aeroportuária e prepara equipes para atuar em situações de emergência dentro e no entorno do aeroporto. Apesar de ser ministrado por profissionais do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) e de ter o apoio do Serviço Integrado de Atendimento ao Trauma em Emergência (Siate) o curso não forma atendentes em primeiros socorros, apenas instrui quanto aos primeiros atendimentos até a chegada de equipes médicas ou paramédicas.
A importância do curso é percebida a partir de experiências vivenciadas pelos próprios alunos que já tiveram oportunidade de utilizar os conhecimentos adquiridos para prestar atendimentos em casos de emergência dentro e fora do aeroporto.
Tanto o treinamento CVE quanto a simulação são realizados anualmente em todos os aeroportos administrados pela Infraero, em cumprimento à legislação internacional da Organização da Aviação Civil Internacional – OACI. A simulação também mensura a eficiência dos procedimentos e a atuação dos órgãos e empresas envolvidas do Plano de Emergência – PLEM do Aeroporto.
Assessoria de Imprensa - Infraero
imprensa@infraero.gov.br