|

Brasil - 22 de abril: FAB celebra Dia da Aviação de Caça em grande estilo


Nesta quarta-feira, 22 de abril, a FAB celebrou em grande estilo o Dia da Aviação de Caça. A cerimônia militar contou com as presenças do Ministro da Defesa, Nelson Jobim, e do Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro-do-Ar Juniti Saito. O evento contou com uma demonstração operacional de A1, A29 e F5.

As comemorações iniciadas na Base Aérea de Santa Cruz na última sexta-feira, 17, movimentaram o Rio de Janeiro. A programação que incluiu desde a montagem da tradicional Ópera do Danilo até um “abraço” simbólico feito por caças na Cidade Maravilhosa monopolizaram olhares dos cariocas e atraíram a atenção da imprensa. O evento, que reuniu na BASC 40 aeronaves de nove esquadrões, ganhou espaço nos principais jornais e TV’s em rede nacional.

Em parceria com a Rede Globo, a histórica Ópera do Danilo, de autoria do Tenente Aviador Luis Felipe Perdigão, foi remontada sob a direção de Ulysses Cruz. Para contar a heróica fuga do Tenente Danilo Marques Moura em fevereiro de 1945 depois de ter sido abatido sobre território inimigo, a emissora envolveu 35 profissionais e mais 16 artistas da oficina de atores. A abertura teve a participação especial do ator Luigi Baricelli.

Como manda a tradição, oficiais da FAB também fizeram parte do elenco. No papel de protagonista pela nona vez, o Capitão Aviador Newton, do 1 GAVca, ficou surpreso com a dimensão profissional do espetáculo realizado para 500 pessoas no Hangar do Zeppelin. “A tradição cultuada pelos caçadores ganhou ares de superprodução”, disse ao deixar o palco sob aplausos.

Para o diretor da TV Globo, Ulysses Cruz, a surpresa foi descobrir a existência do texto: “A mistura de árias com cancioneiro popular é um exemplo de um musical brasileiro de muito bom gosto”. Questionado sobre a experiência inédita de dirigir aviadores, Cruz afirmou ter ficado impressionado com a disciplina dos oficias. “Os atores da Globo me deram muito mais trabalho”, brincou.

A música foi outro ponto alto do espetáculo. A orquestra formada pela Banda de Música da BASC e músicos da Banda da Base Aérea do Galeão foi regida pelo maestro 1S Marcos Cordeiro, responsável pelo arranjo da trilha sonora. A afinação dos 32 integrantes do coral de evangélicos Shalom também encantou a platéia.

Na primeira fila, dois convidados especiais: o Major-Brigadeiro Ref Rui Moreira Lima e o Major-Brigadeiro Ref José Rebelo Meira de Vasconcelos. Voluntários do 1º Grupo de Aviação de Caça, os dois pilotos veteranos que combateram na Itália também são co-autores da Ópera. Quando perguntado ao final do espetáculo, o que é ser um caçador, o Major-Brigadeiro Ref Meira repetiu: “Não é ser melhor nem pior do que ninguém, é ser diferente”.

Fonte: CECOMSAER






◄ Share this news!

Bookmark and Share

Advertisement







The Manhattan Reporter

Recently Added

Recently Commented