Ataque de avião americano não tripulado mata 12 pessoas no noroeste do Paquistão
da Folha Online
Ao menos 12 pessoas morreram e outras várias ficaram feridas hoje no noroeste do Paquistão após dois mísseis disparados por um avião americano não tripulado atingirem um centro de treinamento do grupo extremista islâmico Taleban próximo à fronteira com o Afeganistão, informaram fontes de segurança paquistanesas.
O ataque ocorreu na zona tribal de Orakzai, 25 quilômetros a noroeste da cidade de Hangu, um bastião da insurgência islâmica. Segundo oficiais da inteligência americana, que falaram sob condição de anonimato à Associated Press, o ataque mirou um grupo ligado ao líder do Taleban paquistanês Baitullah Mehsud, que na terça-feira ameaçou atacar a Casa Branca.
Ainda segundo esses mesmos oficiais, não é possível confirmar as identidades dos mortos porque o Taleban cercou a área logo após o ataque.
Os ataques de aviões americanos não tripulados contra alvos fundamentalistas são frequentes nas áreas tribais paquistanesas, nas quais se refugiam insurgentes talebans e membros da rede terrorista Al Qaeda.
O governo do Paquistão diz que os ataques são contraprodutivos porque provocam a ira dos moradores locais e fazem com que mais pessoas simpatizem com o Taleban.