Termina a última saída ao espaço de astronautas do ônibus espacial Discovery
da France Presse, em Washington
Dois astronautas do ônibus espacial Discovery concluíram nesta ontem (23) a terceira e última saída orbital desta missão, sem conseguir desbloquear o mecanismo de acoplamento de uma plataforma de carga externa da Estação Espacial Internacional (ISS).
Richard Arnold e Joseph Acaba, dois ex-professores de ciências, voltaram à câmara de descompressão da Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) pouco depois das 19h, ao final de 6 horas e 27 minutos de missão.
Reuters |
Imagem mostra o astronauta Richard Arnold enquanto lubrifica a articulação do braço mecânico da Estação Espacial Internacional |
"Estão deixando a Estação Espacial claramente em melhor estado e lhes agradecemos por seu trabalho", disse um supervisor da missão em Houston.
Os astronautas já haviam tentado, no sábado (21), desbloquear o mecanismo de acoplamento da plataforma, e após novas tentativas, ficou decidido deixar o problema para a próxima missão.
"Vamos ter que analisar mais este problema", disse um dos responsáveis pela missão em Houston.
Os astronautas realizaram com sucesso todas as demais tarefas previstas para ontem, incluindo o deslocamento do chamado "Mobile Transporter", um veículo que se move preso a um trilho de um lado a outro da Estação Espacial.
O "Mobile Transporter", que auxilia na manutenção do braço mecânico da ISS e do robô Dextre, foi deslocado para uma extremidade da Estação para uma futura missão.
Arnold e Acaba também lubrificaram a articulação da mão do braço mecânico da ISS e instalaram mantas térmicas sobre o robô Dextre.