|

Taiwan de olho no F-35 Lightning II

Segundo a agência de notícias russa RIA Novosti, Taiwan estaria pressionando o governo dos Estados Unidos com o objetivo de comprar o caça stealth de 5ª geração Lockheed Martin F-35 Lightning II.

A RIA Novosti citou um importante diário chinês como fonte da notícia. “Taipé tem planos para comprar a versão STOVL (decolagem curta e aterrissagem vertical) do F-35 para dar apoio a operações navais”, citou a fonte chinesa, segundo a agência russa.

As notícias de interesse do governo de Taipé no F-35 não são novas e já vêm circulando na imprensa especializada desde 2006, quando a conceituada publicação Jane´s Defense Weekly divulgou as primeiras informações.

A intenção de Taiwan está fundamentada em duas razões estratégicas. Em primeiro lugar, a atual frota de caças da Força Aérea de Taiwan pode ser facilmente destruída pelos sistemas de defesa anti-aéreos S-300 de fabricação russa recentemente fornecidos à China. Em segundo lugar, a versão STOVL do F-35 vai operar em condições de menor dependência com relação a aeródromos na eventualidade de um conflito armado entre as duas costas do Estreito de Taiwan.

Não se sabe até que ponto estão os entendimentos entre Whashington e Taipé a respeito do assunto. Observadores atribuem o silêncio dos Estados Unidos como um sinal da preocupação do governo daquele país com uma reação de Pequim.

Paralelamente, Taiwan está tentando convencer os Estados Unidos a fornecer um lote de 66 caças Lockheed Martin F-16 há algum tempo, e apesar de serem aeronaves menos avançadas que o F-35, Whashington ainda não liberou sua venda.




◄ Share this news!

Bookmark and Share

Advertisement







The Manhattan Reporter

Recently Added

Recently Commented