Rússia admite assinatura de contrato para fornecimento de mísseis S-300 ao Irã
O governo da Rússia admitiu nesta quarta-feira (18), que assinou um contrato para fornecimento dos mísseis de defesa anti-aérea S-300 ao Irã. O acordo foi fechado há dois anos, entretanto, as entregas ainda não começaram, e sua efetivação dependerá da evolução da "situação internacional".
A informação partiu de um alto-funcionário do Serviço Federal de Cooperação Técnico Militar da Rússia, órgão que supervisiona os fornecimentos de armas a outros países. Segundo especialistas, o governo russo estaria usando o contrato dos S-300 com o Irã como instrumento político de negociação com o Ocidente e não como um mero acordo de defesa e comercial com o país persa.
Israel e Estados Unidos são contra o fornecimento, pois isso significará uma letal oposição a um eventual ataque contra as instalações nucleares iranianas, cuja finalidade seria a produção de armas nucleares. Por outro lado, a Rússia é contra o escudo anti-míssil dos Estados Unidos na Europa e já declarou que está disposta a cooperar no “caso Irã”. Porém, parece estar ligando essa atuação com sua exigência de suspensão da instalação do escudo anti-míssil estadunidense.