|

IATA: Tráfego premium com queda acentuada

Os números divulgados pela IATA mostram que o número de passageiros que em Janeiro viajaram em primeira ou business class desceu 16,7 por cento. Em Dezembro, essa descida tinha sido de 13,3 por cento.Outra tendência apontada pela IATA é o facto de passageiros que antes viajavam em business ou primeira, agora estão a mudar para lugares em económica, especialmente na Europa.

As estimativas da Associação apontam por isso para que em resultado da descida das tarifas e das taxas, as receitas provenientes dos bilhetes premium desçam pelo menos um quarto - prejudicando assim a rentabilidade das companhias aéreas.

As descidas de tarifas variam consoantes as zonas do globo, mas, a título de exemplo, o preço médio em Dezembro desceu seis por cento, depois de terem registado aumentos significativos aquando da subida do preço do petróleo.

Na Europa foram registadas descidas das tarifas na ordem dos 16 por cento e na América do Norte as descidas foram de 11 por cento. Já na região do Pacífico, registou-se a tendência inversa, com um aumento de tarifas.

Europa é o segundo mercado mais fraco

Em Janeiro, o mercado mais fraco em termos de passageiros premium foi o da Ásia, com o tráfego entre esta zona e a Europa a descer 21,2 por cento. O segundo mais fraco foi o europeu com uma descida de 22,2 por cento.

Aqui verificou-se por um lado o aumento médio das tarifas das low cost entre 20 a 40 por cento enquanto que as companhias de rede eliminaram em 20 por cento as tarifas em económica com desconto.

No Atlântico Norte, a descida do tráfego premium foi de 14,5 por cento. O único mercado houve se registou um aumento deste segmento foi na região africana, com uma subida de 18,9 por cento.




◄ Share this news!

Bookmark and Share

Advertisement







The Manhattan Reporter

Recently Added

Recently Commented