Europa - TUI em negociações “avançadas” para entrar no capital da Air Berlin
A solução que a TUI, maior grupo de operação turística da Europa, há muito procura para a sua empresa aérea, a TUIfly, passa agora por uma aliança estratégica com a Air Berlin, envolvendo a aquisição de uma participação de até 20% no capital do segundo maior grupo alemão de aviação.
Este desfecho foi avançado hoje em comunicado divulgado pela Air Berlin, no qual se diz que os dois grupos estão em “negociações avançadas” sobre uma “cooperação estratégica”, alertando, no entanto, que não há ainda “certezas de que esta transacção se concluirá”.
O negócio prevê que a Air Berlin assuma as rotas “citadinas” operadas pela TUIfly, que tinha evoluído nos últimos anos para o modelo low cost e que, com este acordo, se voltará a centrar na actividade charter.
A aprovação final por parte da administração da Air Berlin, do TUI Travel PLC “bem como das administrações de outras companhias envolvidas estão ainda pendentes”, refere o comunicado.
“Não existe certeza que a trasacção possa ser concluída”, mas caso o seja, “uma companhia do grupo TUI Travel terá uma participação de até 20% na Air Berlin”, enquanto a “Air Berlin PLC irá adquirir indirectamente uma participação na mesma percentagem na TUIfly (i.e. Hapag Lloyd Fluggesellschaft mbH / Hapag Lloyd Express GmbH)”.
Se a negociação for “satisfatoriamente concluída”, o negócio precisa ainda de ser aprovado pelas autoridades da concorrência.
Em Outubro passado, a imprensa alemã noticiava que a TuiFly e a Germanwings tinham cancelado as negociações para uma possível fusão, e que a companhia aérea do operador TUI se tinha virado para a Air Berlin.
Nessa altura, o jornal alemão escrevia que a TUI pretendia fundir a TUIfly com a Air Berlin em troca de uma participação minoritária na holding.