EUA testam Super Tucano para Operações Especiais
A Marinha dos Estados Unidos está testando ao menos um EMB-314 Super Tucano como aeronave de apoio aéreo aproximado para suas forças de operações especiais. O programa chamado "Imminente Fury", de responsabilidade da nova seção de Guerra Irregular da US Navy, tem o objetivo de prover a essas forças uma capacidade “orgânica”, que possa permanecer com as tropas enquanto elas executam as missões. As informações são do site Defense News.
O Imminente Fury identicou a necessidade de uma plataforma de asa fixa tática para as tarefas de inteligência, vigilância e reconhecimento, que possua boa manobrabilidade, longo alcance e baixa assinatura térmica.
Segundo a publicação, um Super Tucano, recebido através de leasing, já foi armado e testado. A ideia do programa é obter uma aeronave biplace com um piloto e um operador de sensores que possa permanecer na área de operações enquanto durarem as missões. Para isso, é necessária a capacidade de operar a partir de pistas não preparadas ou rodovias, além de ser reabastecida e rearmada em poucos minutos para voltar rapidamente à ação.
O programa está agora à espera recursos, cerca de 44 milhões de dólares, para entrar na chamada Fase II, que prevê o leasing de quatro aeronaves e sua colocação em combate o mais rápido possível.
*Com informações da Defense News.