|

Equador - Avião da FAE cai e piloto e membro do resgate morrem em operação de socorro


Kaiser Konrad

Quito – Um avião de combate da Força Aérea Equatoriana sofreu ontem um acidente na província amazônica de Sucumbíos, próxima à fronteira com a Colômbia;

O Strikemaster MK-89 realizava uma missão de treinamento juntamente com outras duas aeronaves nas proximidades do Lago Agrio, localizado a 200 quilômetros a leste de Quito.

Segundo um comunicado oficial, os pilotos ao detectarem um problema com a aeronave informaram por rádio sua posição e avisaram que iriam ejetar. Imediatamente dois helicópteros de resgate foram enviados ao local e localizaram os dois pilotos com vida. A Força Aérea não especificou as causas do acidente e até o momento está descartada a hipótese de que o avião tenha sofrido um ataque.

Durante o içamento de um dos tripulantes do avião acidentado a corda rompeu e ele e um integrante da equipe de resgate caíram e acabaram morrendo no local.

Na região de fronteira o Exército do Equador tem encontrado e destruído laboratórios de processamento de cocaína e bases clandestinas de grupos irregulares colombianos, o que tem provocado, inclusive, enfrentamentos armados entre as duas partes.

Ambos os países possuem uma fronteira comum de 600 quilômetros e mantêm suas relações diplomáticas congeladas desde o ano passado, quando a Força Aérea da Colômbia realizou o ataque a um alvo localizado poucos quilômetros adentro do território equatoriano.

A Força Aérea do Equador começará a receber no fim deste ano as primeiras unidades do Super Tucano. A aeronave de contra-insurgência fabricada no Brasil deverá substituir os MK-86 em operação na FAE e será responsável por cumprir missões de vigilância aérea na área de fronteira com a Colômbia.


Arte do Strikemaster da Força Aérea do Equador




◄ Share this news!

Bookmark and Share

Advertisement







The Manhattan Reporter

Recently Added

Recently Commented