Coreia do Norte confirma lançamento de satélite para início de abril
da Efe, em Seul
da Folha Online
A Coreia do Norte deve lançar no início de abril o polêmico satélite responsável por acirrar as tensões militares com a vizinha Coreia do Sul, informou a agência de notícias sul-coreana Yonhap.
Seul reitera que plano da Coreia do Norte de lançar satélite viola resolução da ONU
Segundo a agência oficial norte-coreana KCNA, Pyongyang já informou à Organização de Aviação Civil Internacional, à Organização Marítima Internacional e a outros organismos reguladores do transporte aéreo e marítimo internacional o lançamento de um satélite entre os dias 4 e 8 de abril.
Apesar de a Coreia do Norte ter reiterado seguidas vezes que se trata de um "satélite de telecomunicação experimental", a Coreia do Sul e os EUA temem que o lançamento disfarce um experimento com míssil de longo alcance.
Numa escalada de tensão, Pyongyang alertou que qualquer tentativa de derrubar o satélite que o país pretende lançar resultará em guerra.
Em 1998, Pyongyang anunciou o disparo de um "projétil lançador de satélites", que na realidade era um míssil, que sobrevoou o Japão antes de cair no oceano Pacífico.
Em julho de 2006, os norte-coreanos testaram sete mísseis, provocando uma onda de protestos.
Outros disparos de mísseis norte-coreanos ocorreram em 2007 e 2008, e foram interpretados por especialistas como bravatas para pressionar nas negociações sobre o fim do programa nuclear de Pyongyang.
Com France Presse