|

Brasil - São Paulo é a rota internacional mais bem sucedida da SAA



Leila Melo




Nelson de Oliveira, diretor da SAA na América do Sul

Há 40 anos a South African Airways (SAA) iniciava suas atividades no Brasil. Hoje a rota São Paulo-Joanesburgo (África do Sul) é a mais bem sucedida dentro das operações internacionais da companhia aérea. "Ao chegar no país definimos a nossa estratégia: aumentar o fluxo de turismo para o território sul-africano. Não à toa São Paulo tornou-se o principal hub da South African para a África e Ásia", revela Nelson de Oliveira, diretor da SAA na América do Sul. O executivo, o primeiro brasileiro a dirigir o escritório da empresa no país, comandou a festa de comemoração dos 40 anos e dos 75 anos de fundação da SAA e realizada na noite desta terça-feira (24/03), em São Paulo.

O plano de expansão da companhia no mercado brasileiro é ambicioso, assegura Oliveira. A South African Airways começou com apenas um voo por semana saindo do Rio de Janeiro em 1969. Com a mudança da sede para São Paulo, a empresa conseguiu em 2001 viabilizar três frequencias semanais partindo do Aeroporto Internacional de Guarulhos. Hoje, a SAA mantém sete voos por semana e espera ampliar essas operações em breve. "Assim que a Tam se tornar um membro efetivo da Star Alliance temos certeza de que o movimento de passageiros aumentará entre os dois países. Além disso, estamos entusiamados com o anúncio feito por ela de ter uma rota para a África do Sul", destaca o diretor. O sonho da SAA é ter cinco voos diários ligando as duas nações.

Nelson Oliveira ressalta ainda que a South African Airways pretende retomar as frequencias saindo do Rio de Janeiro. Enquanto isso não se concretiza, a companhia prepara para o próximo dia 8 de abril o início de uma nova rota direta: Buenos Aires (Argentina)-Joanesburgo. A SAA havia encerrado sua atuação no destino argentino em 2001. A princípio serão realizados dois voos por semana. Em 1º de julho mais uma frequencia será implantada. "Oferecemos uma nova opção de voo direto para os passageiros da América do Sul, que não precisarão mais se conectar em Guarulhos", explica. A aeronave utilizada será o A340, mesmo modelo usado para a rota brasileira.

A vice-presidente de Vendas Globais da South African Airways, Nomvula Nkabinde, salienta que a empresa está compromissada em crescer na região sul-americana e acredita na Copa do Mundo de 2010 como uma grande oportunidade para expandir o fluxo de turistas para a África do Sul. O embaixador do país africano no Brasil, Bangumzi Sifingo completa: "Com a Copa queremos dobrar o número de turistas brasileiros ao nosso país. Em 2008 recebemos cerca de quatro mil visitantes".

A SAA aproveitou a festa para homenagear os colaboradores da companhia no Brasil. Jorge Santos, que já foi supervisor no aeroporto do Rio de Janeiro, recebeu um reconhecimento por seus serviços ao longo da história da SAA. Já o supervisor da empresa no aeroporto de Guarulhos, Efraim Frauches, foi o funcionário eleito Champion SAA, votação feita pelos próprios empregados. O executivo ganhou uma viagem para qualquer destino operado pela companhia em classe executiva. A premiação inclui ainda o direito de levar um acompanhante, ficar em hotel cinco estrelas e um bônus no valor de US$ 1.500 para gastar na viagem.




◄ Share this news!

Bookmark and Share

Advertisement







The Manhattan Reporter

Recently Added

Recently Commented