Brasil - Museu Tam (SP) terá auditório e mais aeronaves
O Museu Tam, localizado em São Carlos (SP), vai reabrir no final do semestre com algumas novidades. Será inaugurado um auditório, e o acervo terá três novas aeronaves importantes na trajetória da empresa. O espaço passa por reformas desde o dia 1º de julho de 2008 para ampliar a área útil e o acervo exposto. A área total do museu será de 83 mil m² e permitirá ao visitante apreciar também as aeronaves da companhia que estiverem em processo de manutenção no Centro Tecnológico da empresa.
O auditório será usado para palestras, conferências, eventos culturais, atrações musicais e outros eventos. Esse espaço comportará até 300 pessoas.
Entre os aviões que foram importantes na história da Tam estarão um Bandeirante (Embraer 110) que voou na frota da companhia na década de 1970 até o início da década de 1990; um Fokker 100, modelo incorporado à frota da empresa em 1990 e responsável por uma nova era na aviação regional; e o primeiro Fokker 27 da Tam, doado por Manuel Tavares de Almeida Filho, presidente do Conselho do Banco Luso-Brasileiro. A Força Aérea Brasileira (FAB) doou um Havilland Buffalo C-115. “O FAB 2364, conhecido por todos os aviadores e amantes da aviação, vai agora, depois de mais de 40 anos de valiosos trabalhos prestados ao País, encontrar um local digno de repouso", diz o fundador e presidente do Museu Tam, João Francisco Amaro.
Aberto ao público em novembro de 2006, o museu é gerido pela Eductam – Educação, Assistência e Cultura, associação sem fins lucrativos fundada pela Tam em 1993 e conta com o benefício da Lei Federal de Incentivo à Cultura.