Brasil - MP instaura inquérito para apurar falha da FAB para deter avião jogado em shopping de Goiânia
Jornal Hoje, O Globo
SÃO PAULO - O Ministério Público instaurou inquérito para apurar a atuação da Força Aérea no episódio do avião que caiu no estacionamento do maior shopping de Goiânia, o Flamboyant, após ser roubado no aeroclube de Luiziânia por Kléber Barbosa da Silva, de 31 anos. Ele morreu ao lado da filha de 5 anos. A mulher dele, Érika Corrêa dos Santos, de 23 anos, está na casa de parentes e deve prestar depoimento na semana que vem. Kléber havia sido identificado por uma menina de 13 anos, na cidade de Aparecida de Goiânia, como autor de seu estupro e já tinha passagens pela polícia por quatro crimes - estelionato, roubo, furto qualificado e lesão corporal.
O Ministério Público quer saber porque o Mirage não conseguiu forçar o pouso da aeronave antes que ela chegasse à área movimentada de Goiânia. Um dos objetivos do inquérito é saber se há falhas na segurança aérea brasileira, já que o avião foi roubado em Luziânia e viajou 180 quilômetros até Goiânia sem qualquer autorização.
Na capital goiana, a aeronave fez vários voos rasantes sobre prédios e parques. Cerca de 10 mil pessoas estavam no shopping no momento do acidente. Por sorte, ninguém se feriu. ( TV Globo: câmeras do shopping registram momento da queda )- Havia entre as cidades uma grande área descampada para tentar forçar o pouso e adotar uma medida mais coercitiba - diz o procurador Raphael Perissé.
Érika chorou muito ao ler os jornais na manhã deste sábado e só dorme com medicamentos. Os resultados dos laudos da perícia devem sair em 30 dias. O IML coletou material do corpo de Kléber para comprovar a autoria do estupro do qual ele é acusado e para exames toxicológicos.
Segundo vizinhos, a família tinha relacionamento normal, mas Kléber estava sempre no prédio, mexendo no carro, e não trabalhava. Há informações que ele seria sustentado pela mãe, que moraria na Espanha. Não há informações precisas sobre como aprendeu a pilotar. Ele teria aprendido a pilotar ultraleve e usaria simuladores de vôo em jogos.
Kléber seria frequentador do aeroclube de Luiziânia, onde teria dito que alugaria uma aeronave para voo panorâmico com a filha. Depois, teria ameçado o piloto e decolado sozinho com a aeronave. A aeronave Tupi, prefixo PT-VFI, caiu no estacionamento do Shopping Flamboyant, matando duas pessoas, Kléber e a sua filha de cinco anos.
O MPF quer saber se órgãos de controle aéreo, como o Centro Integrado de Defesa Aérea e Controles de Tráfego Aéreo (Cindacta) e Comando de Defesa Aeroespacial Brasileiro (Comdabra), teriam responsabilidades no episódio - especialmente, se houve negligência por parte de responsáveis pela segurança aérea, já que o piloto fez diversas manobras consideradas arriscadas antes de cair no shopping.
FAB divulga diálogo com pilotos
A Força Aérea Brasileira (FAB) divulgou nesta sexta-feira o diálogo com o piloto de Defesa Aérea pertencente ao Primeiro Grupo de Defesa Aérea (1º GDA), localizado na Base Aérea de Anápolis, que tentou interceptar a aeronave que caiu num shopping de Goiânia. De acordo com a FAB, o piloto de alerta decola sem as orientações específicas da missão que irá cumprir, recebendo os esclarecimentos detalhados durante o voo. Nesse diálogo, o piloto se identifica como YGQ por segurança. Após essas orientações iniciais, a conversa rádio é muito codificada, o que impossibilita a compreensão de quem não tem acesso aos códigos específicos para decifrá-la.
Leia o diálogo:
YGQ (PILOTO)- PROSSIGA!
BRASÍLIA - OK, NÓS TEMOS UMA AERONAVE ROUBADA, NA LOCALIDADE DE LUZIÂNIA. A MISSÃO É FAZER PROCURA BAIXA, NA POSIÇÃO QUE ESTÁ SOBREVOANDO NO MOMENTO. PROCURA RADAR BAIXA.
YGQ (PILOTO) - CIENTE
BRASÍLIA - ÚLTIMA INFORMAÇÃO ESTIMADA DA AERONAVE, UNO SETE ZERO MILHAS DE ANÁPOLIS. AERONAVE PEQUENO PORTE, VELOCIDADE EM TORNO DE CENTO E SESSENTA NÓS.
YGQ (PILOTO) - CIENTE.
YGQ (PILOTO) - CONFIRME! TÁ SE AFASTANDO DE ANÁPOLIS, ELA?
BRASÍLIA - CONFIRME?
YGQ (PILOTO) - ELA TAVA SE AFASTANDO DE ANÁPOLIS?
BRASÍLIA - ERA UMA PROA DE DUZENTOS E SESSENTA DA ...DA...LOCALIDADE DE LUZIÂNIA.
YGQ (PILOTO) - CIENTE!
YGQ (PILOTO) - POR ENQUANTO NEGATIVO CONTATO RADAR, PRA INFORMAÇÃO TÁ VARRENDO DO CÉU A DEZENOVE MIL, TÁ INDIA MIKE CHARLIE.
BRASÍLIA - CIENTE!
YGQ - POSSIBILIDADE DE DESCER PRO UNO ZERO ZERO?
BRASÍLIA - AGUARDE COORDENAÇÃO.
Na seqüência, foi acionada outra aeronave de alerta de defesa aérea para acompanhar o avião, um T-27 TUCANO, permanecendo o MIRAGE 2000 em alerta em voo sobre Brasília.