|

Brasil - Debate sobre abertura do Santos Dumont reúne autoridades no Rio

A Comissão de Desenvolvimento Econômico realizou hoje (20/03) audiência pública no Rio de Janeiro para discutir a abertura do aeroporto Santos Dumont para rotas além da ponte-aérea Rio-São Paulo, em aviões com mais de 50 lugares. Hoje a Azul Linhas Aéreas já começou operações no aeroporto com voos para Campinas.


A decisão, que foi anunciada no final do ano passado pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), continua gerando polêmica entre as empresas aéreas, a agência e o governo do Rio.


O governo estadual deseja manter o Santos Dumont fechado para aeronaves de grande porte como forma a valorizar o aeroporto internacional Tom Jobim localizado na Ilha do Governador, na Zona Norte do Rio.


Pontos de vista distintos – A Anac, representada por Alexandre Gomes de Barros, diretor de infraestrutura aeroportuária da empresa, defendeu o fato do Santos Dumont ter capacidade para abertura de novos vôos. "Tanto que hoje a Azul comprovou isso", afirmou, acrescentando ainda que o aeroporto tem um limite de 23 pousos por hora e que o empreendimento continuará a mantendo sua capacidade horária. Alexandre terminou seu momento no debate dizendo que a Anac não está transferindo voos, só está dando a liberdade da companhia aérea voar no aeroporto que quiser.


A Infraero, representada pelo superintendente do Galeão, José Wilson Massa, afirmou que o Santos Dumont e o Galeão são complementares. Abordou também que o Santos Dumont já está com sua capacidade esgotada e não tem como ampliar e nem construir uma nova pista. "Já o Galeão sim. Estamos estudando uma terceira pista". Massa acabou seu discurso acrescentando que a Infraero tem que acatar toda regulamentação da Anac e atender todas as solicitações, seja no Galeão ou no Santos Dumont, para garantir sempre o melhor para o passageiro.


Compareceram ao debate o secretário de Transportes do Rio, Júlio Luiz Baptista Lopes; o diretor de Serviços Aéreos e Relacionamento com os Usuários da Anac, Marcelo Paxeco dos Guaranys; o diretor de Infraestrutura Aeroportuária, Alex Gomes de Barros; o superintendente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH), Sergio Nogueira; o diretor de Relações Intitucionais da Gol, Alberto Fajerman; o consultor da Gol Venâncio Grossi; o assessor de Relações Intitucionais e de Turismo da CNC, Eraldo Alves da Cruz; o deputado Otavio Leite; Emanueth Jesus Vieira de Sá, superintendente do aeroporto Santos Dumont; entre outros.






◄ Share this news!

Bookmark and Share

Advertisement







The Manhattan Reporter

Recently Added

Recently Commented