|

Air France – KLM prevê perda operacional de 200 milhões de euros no exercício 2008/2009


O grupo Air France – KLM, nº 1 europeu da aviação comercial, deverá apresentar prejuízos operacionais “na ordem de 200 milhões de euros” no exercício 2008/2009, que termina a 31 de Março, segundo previsão divulgada hoje pelo seu CEO, Pierre-Henri Gourgeon.

O executivo, que fazia um ponto de situação do grupo em reunião hoje do Board of Directors, avançou que a operação da Air France – KLM ressente-se da queda do tráfego e de “uma significativa deterioração na receita unitária, tanto em passageiros como em carga, nomeadamente em resultado do decréscimo das viagens de negócios e do comércio internacional”.

Além disso, acrescentou, o grupo não pode “beneficiar em pleno da queda dos preços dos combustíveis”, por um lado por que esta queda acarreta perdas em instrumentos financeiros (hedging) que foram adoptados quando o preço do jet fuel atingia máximos históricos e, por outro, porque prevê ter um impacto negativo na ordem de 200 milhões de euros pelo facto de as facturas mensais serem com base nos preços do mês anterior.

“Em consequência, o resultado o resultado operacional para o Ano Financeiro 2008/2009 espera-se que seja uma perda na ordem de 200 milhões de euros”, avançou Pierre-Henri Gourgeon, que quanto aos resultados líquidos não indica uma previsão porque, diz, vai depender da contabilização dos instrumentos de hedging a valores de mercado a 31 de Março.

A informação refere ainda que Pierre-Henri Gourgeon indicou ao Board que a evolução do tráfego do grupo tem seguido “uma tendência similar” à que se verifica a nível mundial, de “decréscimo sustentado” (-5,6% na área de transporte de passageiros e –23,2% no transporte de carga em Janeiro, segundo a IATA), pelo agravamento da crise financeira mundial.

Pierre-Henri Gourgeon disse ainda, segundo o comunicado, que em Março, mês tradicionalmente de actividade intensa, ocorreu um novo decréscimo, mas sem especificar.






◄ Share this news!

Bookmark and Share

Advertisement







The Manhattan Reporter

Recently Added

Recently Commented