Acidente com avião de carga deixa dois mortos no Japão
O Globo
Agências internacionais
TÓQUIO - Um avião de carga da companhia de entregas americana Federal Express (FedEx) procedente de Cantão, na China, caiu nesta segunda-feira ao aterrissar no aeroporto internacional de Narita, localizado na Grande Tóquio, no Japão, provocando a morte do piloto e do co-piloto. Após o acidente, que aconteceu por volta das às 6h50m (18h50m de domingo pelo horário de Brasília), a pista principal do aeroporto foi fechada, levando ao cancelamento de ao menos 43 voos.
Trata-se do primeiro acidente fatal neste aeroporto desde que ele foi inaugurado, em 1978. O piloto Kevin Kyle Mosley, de 54 anos, e o co-piloto Anthony Stephen Pino, de 49 anos - ambos americanos -, foram resgatados pelos bombeiros em estado crítico, mas o hospital ao qual foram levados constatou a morte dos dois, segundo a agência de notícias local Kyodo.
O avião, um MD-11, pousou sobre suas rodas traseiras, bateu na pista, pendeu para o lado esquerdo, e depois pegou fogo. O vento de 72 km/h pode ter sido uma das causas do acidente.
A pista onde ocorreu o acidente é onde manobram os maiores aviões, o que causou problemas na atividade do aeroporto, que opera até 546 voos por dia. Aviões que deveriam aterrissar em Narita foram desviados para o aeroporto de Haneda em Tóquio, assim como para as cidades de Nagoya, Kansai, Chitose, em Sapporo e Yokota.