UAVs SIDM da Força Aérea Francesa já operam no Afeganistão
Sex, 27 de Fevereiro de 2009 16:01
Desde meados do corrente mês, a Armée de L’Air (Força Aérea Francesa) está operando a partir da base aérea de Bagram, localizada a 50 km ao norte de Kabul, Afeganistão, um grupo de aeronaves não tripuladas SIDM (Système Intérimaire de Drone MALE) em missões de apoio à ISAF (International Security Assistance Force), coalizão de forças presentes no Afeganistão lideradas por países membros da OTAN.
O pessoal do esquadrão experimental de drones "Adour" oriundos da base de Mont-de-Marsan, França, adquiriu as competências necessárias para realizar as tarefas operacionais ISR (inteligência, reconhecimento e vigilância), de dia ou a noite, para auxiliar a coligação de tropas que lá estão. Um grupo de 25 militares franceses estão operando o sistema, que consiste em três aeronaves SIDM e os respectivos equipamentos de controle e apoio.
O SIDM, aeronave não tripulada desenvolvida pela EADS a partir do Eagle 1 da IAI (Israel Aerospace Industry), está equipado com um completo sistema eletro-óptico de visualização, designador de alvos laser e de radar de abertura sintética com função MTI (indicador de alvos móveis).
O primeiro voo de um SIDM no Afeganistão aconteceu no dia 17 do corrente mês e teve duração de 40 minutos. O sistema foi oficialmente batizado de Harfang. Este é o nome de uma coruja branca freqüentemente encontrada no extremo norte do Canadá. Relativamente ao seu tamanho, esse pássaro possui olhos grandes, enquanto a cabeça dele pode fazer uma de rotação de 270 ° e observar atentamente tudo que esteja ao seu redor.