UAV S-100 Camcopter para o Paquistão
Uma aeronave não tripulada de decolagem vertical produzida sob licença nos Emirados Árabes Unidos tornou-se a favorita na competição para seleção de um UAV (Veículo Aéreo não Tripulado) para a Marinha Paquistanesa.
Trata-se do Schibel S-100 Camcopter, originalmente desenvolvido pela empresa austríaca Schiebel Corporation instalada na cidade de Viena. Fontes oficiais informaram que a Marinha do Paquistão tem a intenção de comprar mais de uma dúzia desses aparelhos para desempenhar tarefas navais a partir de seus navios de guerra.
O S-100 Camcopter é um veículo aéreo não tripulado de decolagem vertical construído com materiais compostos e é uma versátil plataforma voadora que pode receber uma variada gama de sensores, como por exemplo, EO/IR (eletro-óptico /infra-vermelho) para missões ISR (Inteligência, Vigilância e Reconhecimento).
Está sendo estudada a possibilidade de dotar o S-100 Camcopter com mísseis multi-uso leves. Os S-100 Camcopter já são usados pelo Exército dos Emirados Árabes Unidos e pelo Ministério do Interior da Áustria desde 2006 em programas de ensaio.