Transporte internacional de passageiros e carga continua a cair em Janeiro
Presstur 26-02-2009 (17h11)
O transporte internacional de passageiros e de carga continuou a cair em Janeiro, em 5,6% e 22,6%, respectivamente, valores superiores aos de Dezembro, mês que registou a maior queda homóloga de 2008.
“Os sinais de alarme estão a tocar em todo o lado. As companhias de todas as regiões estão a registar quedas no transporte de carga. E, além das companhias do Médio Oriente, a procura por parte dos passageiros está a cair em todas as regiões. A indústria está numa crise global e ainda não vimos o fundo” afirmou o Presidente e CEO da IATA, Giovanni Bisignani, citado em comunicado.
A Associação Internacional do Transporte Aéreo indicou esta quinta-feira, 26 de Fevereiro, que o tráfego (medido em RPK, do inglês para passageiros x quilómetros) internacional de passageiros em Janeiro caiu 5,6% face a Janeiro de 2008, enquanto a capacidade (em ASK, do inglês para lugares x quilómetros) diminuiu 2%, levando a uma queda da taxa média de ocupação dos voos para 72,8%.
Este é o quinto mês consecutivo em que a indústria aérea regista quedas no transporte de passageiros, e acima dos -4,6% registados em Dezembro passado.
O Médio Oriente, com um aumento de 3,1% foi a única região a registar um comportamento positivo no transporte de passageiros.
As companhias aéreas asiáticas registaram a maior queda, com -8,4%, mas ainda assim inferior aos 9,7% registados em Dezembro, devido à celebração do ano novo chinês que teve lugar em finais de Janeiro este ano (em Fevereiro em 2008).
A capacidade na região diminuiu 4,3%, revela a IATA.
A segunda maior queda foi registada pelo mercado norte-americano, com menos 6,2%, derivado de um declínio nas viagens trans-pacíficas. As companhias diminuíram a capacidade em 2,6%.
A Europa, que teve uma de queda 5,7% no transporte de passageiros, reduzindo a ocupação em 3,6%.
África registou uma quebra de 2,6% no número de passageiros, e a América Latina caiu 1,4%.
Transporte de Carga regista quebras superiores a Dezembro
O transporte de carga registou uma queda homóloga de 23,2%, acima dos 22,6% registados em Dezembro de 2008, e mantendo pelo oitavo mês consecutivo uma tendência de queda.
As companhias aéreas da região Ásia Pacífico, que representam 43% do mercado, registaram uma quebra de 28,1% em Janeiro, face a Janeiro de 2008, seguidas por uma quebra de 23% no transporte de carga em companhias europeias e 19,3% nas companhias aéreas norte-americanas.
“Apesar de poder parecer uma relativa estabilização, comparada com a precipitada quebra em Dezembro, ainda é muito cedo para se dizer que se chegou ao fundo no mercado do transporte de carga”, com as indústrias ainda a cortar produção “o que se pode esperar leve a maior quedas nos volumes de carga”.