Spanair agora tem comando catalão
01/02/2009 15:54
Frota da companhia terá reposições e haverá realinhamento de rotas
Empresários da região de Barcelona fecham negócio com a SAS
Concluida oficialmente neste sábado a aquisição majoritária da Spanair, a segunda principal empresa aérea espanhola por um grupo de empresários e instituições financeiras da região da Catalunha. Terão 80,1% das ações da empresa, ficando 19,9% nas mãos da SAS - Scandinavian Airlines. Depois de um mês de intensas negociações, e no prazo final para sua conclusão (31 de janeiro), surge o anúncio oficial do acordo.
A Spanair agora surge como uma empresa especial. Barcelona será sua sede social e administrativa, além de operacional. Após três anos da saída da Ibéria de suas principais operações do aeroporto El Prat, deixando como escassos voos de larga distância e favorecendo no doméstico e regional sua companhia de baixo custo Clickair, além da progressiva hegemonia das low cost, o panorama para a região da Catalunha ganha uma mudança como antídoto, como manifestaram políticos e líderes locais.
Os números de 2008 mostram que a Clickair liderou o tráfego em e El Prat, com 4,8 milhões de passageiros (16%), frente aos 4,1 milhões da Spanair. A fusão em estudos entre Vueling e Clickair manteria uma liderança mas sem pretensões afirmativas de uma nova força de mercado..
A missão estratégica da Spanair será ajudar a converter o aeroporto de El Prat em um grande centro de conexões para voos internacionais, como já é o Barajas, em Madri. O mercado asiático será uma das pretensões diretas. O outro será o das lhas Canárias
A nova direção, - designada como Empresarials Aeronàutiques - já sinalizou com o aporte de 100 milhões de euros. Da relação de sócios faz parte o Consorcio de Turismo de Barcelona, e empresários da hotelaria.
O objetivo direto é recuperar a rentabilidade da empresa até 2011. A Spanair foi adquirida pela SAS ao grupo Marsans em 1986 e continuará como sócio industrial da companhia, a segunda em operação de voos regulares na Espanha, com presença operacional em Madri, Barcelona e Palma de Mallorca, além de fazer parte da Star Alliance. No ano passado, transportou 10 milhões de passageiros.
O principal executivo da aliança, Jaan Albrecht, manifestou a aprovação do grupo aéreo que representa: "Vemos a Spanair como uma aérea que trabalhará de forma mais competitiva para a Espanha, particularmente para Barcelona"