|

SAS com prejuízo de 587 milhões de euros em 2008 reduz 8.600 postos de trabalho

Presstur 03-02-2009 (16h31)

O grupo escandinavo SAS reportou um prejuízo de 6.321 milhões de coroas suecas (587 milhões de euros) no final do exercício de 2008 e prepara-se para reduzir 8.600 postos de trabalho no âmbito de uma reestruturação drástica.

Os maus resultados do grupo, que em 2007 tinha apresentado lucros de 59 milhões de euros, correspondem em grande parte aos resultados da filial Spanair que registou perdas da ordem dos 455 milhões de euros.

O grupo que concretizou na sexta-feira passada a venda da Spanair por um preço simbólico de um euro a um grupo de investidores catalães (clique para ver: SAS consegue concretizar venda da Spanair a empresários e instituições da Catalunha) e que já tinha vendido a sua participação na Air Baltic, anunciou em comunicado um plano de reestruturação drástica em que irá reduzir um total de 8.600 empregados, dos quais 3.000 pertencem aos quadros da SAS e os restantes serão consequência de desinvestimentos e de venda de participações nas filiais como a Spirit, Air Greenland, BMI, Estonian Airways, Skyways, Cubic e Trust.

Na nota o grupo anuncia ainda um aumento de capital no valor de 6.000 milhões de coroas (558 milhões de euros) por parte dos governos suecos, dinamarquês e norueguês que detêm 50% da companhia e por um investidor privado, a família sueca Wallenberg, que detém os restantes 50%, .

Entre as medidas de reestruturação avançadas contam-se ainda a redução de 16 aviões da frota, dois dos quais de longo-curso e o abandono de rotas não-rentáveis.




◄ Share this news!

Bookmark and Share

Advertisement







The Manhattan Reporter

Recently Added

Recently Commented