|

Rússia alcança U$ 8 Bi em Exportações de Armas

A Rússia exportou, em 2008, armamentos no valor de oito bilhões de dólares (6.200 milhões de euros), publicou na segunda-feira(09Jan09), o jornal económico russo Vedomosti, citando fontes governamentais.

Esse número, que constitui um novo recorde de venda de armamentos russos a países estrangeiros, foi confirmado também por uma fonte da Rosteknologyi, holding estatal que congrega todas as indústrias de defesa, inclusive a Rosoboronexport.

Em 2007, a Rússia exportou materiais de defesa no valor de 7,4 bilhões de dólares sendo a Rosoboronexport responsável por U$ 6,1 bilhões do valor total e, no ano anterior, de 6,46 bilhões, com a Rosoboronexport responsável por U$ 5,3 bilhões.


Caças Sukhoi Su-30Mk2 da Venezuela, que adquiriu 24. Proximamente deverá ser adqurido um lote de Su-35

O alto volume de exportação de armamentos russos é mantido graças aos contratos de fornecimentos de caças Sukhoi-30. No ano passado, Moscou vendeu cerca de 40 aparelhos desse modelo, nomeadamente, 8-10 Su-30MKA para a Argélia, seis Su-30 MKM para a Malásia, 16 Su-30MKI e kits para montagem para a Índia, oito Su-30MK-2V para a Venezuela e dois Su-30-MK2 para a Indonésia, informou um representante da empresa.

Moscou também exportou U$ 1,3 bilhão de armamento e equipamentos diretamente através de empresas que tem permissão para realizar negócios com o exterior.

Inclui mísseis anti-carro (anti-tank) e mísseis portáteis terra-ar (man-portable air-defense systems -MANPADS), produzido pela Tula Instrument Design Bureau. O missil de emprego naval BrahMosi desenvolvidos juntamente com a India envolvendo a “Reutov Engineering Science and Production Association”, e outros sistemas.

No mesmo período, os EUA produziram 60 caças pesados F-15 e F-18.

Esses aviões, juntamente com as armas que os equipam, representam 30% do total de equipamentos bélicos exportados pela Rússia.

Segundo o Vedomosti, as previsões no campo da exportação de armamentos continuam a ser prometedoras. Nos finais de Janeiro, a indústria militar russa recebeu uma nova encomenda no valor de 500 milhões de dólares, que prevê o fornecimento de 122 motores para o caça chinês J-10.




◄ Share this news!

Bookmark and Share

Advertisement







The Manhattan Reporter

Recently Added

Recently Commented