"Tudo ocorreu muito rápido, em dez segundos", relata sobrevivente de avião na Holanda
25/02/2009 - 10h54
colaboração para a Folha Online
Ao menos nove pessoas morreram e 50 ficaram feridas na queda de um avião da companhia aérea Turkish Airlines, nesta quarta-feira, próximo ao aeroporto internacional de Schiphol, em Amsterdã (Holanda), com 135 ocupantes.
Veja a galeria de fotos do acidente
Brasileira diz que TV na Holanda relata mortos em acidente
Robin Van Lonkhuijsen/Reuters |
Bombeiros entram em avião à procura de sobreviventes; nove pessoas morreram e a causa do acidente ainda são desconhecidas |
De acordo com relato de um dos sobreviventes, a uma rádio holandesa, "tudo ocorreu muito rápido, em dez segundos sem que desse tempo da tripulação avisar a existência de problemas". O nome do sobrevivente não foi divulgado.
Cerca de 25 pessoas estão gravemente feridas e o número de mortos poderá aumentar. A informação foi confirmada pelas autoridades locais, durante coletiva de imprensa realizada nesta manhã. As causas do acidente ainda são desconhecidas.
O porta-voz da empresa, Candan Karlitekin, disse à imprensa que a visibilidade estava boa no momento do acidente. "Nós checamos a documentação do avião e não nenhum problema aparentemente relacionada a manutenção", informou. Karlitekin disse ainda que o piloto da aeronave, Hasan Tahsin, era muito experiente.
O aeroporto está fechado. A aeronave, um Boeing 737-800, se partiu em três e perdeu um motor, uma asa e a cauda, a cerca de 100 metros de uma estrada. A aeronave tentava pousar no aeroporto, quando perdeu altitude e caiu.
Resgate
As primeiras informações sobre o número de passageiros era de que 143 pessoas estavam a bordo. No entanto, em uma entrevista coletiva com o porta-voz da companhia aérea e autoridades turcas, foi divulgado que 134 pessoas estavam no avião.
Cerca de 30 ambulâncias prestam socorro. De acordo com a CNN, autoridades da embaixada turca em Amsterdã se dirigem ao local do acidente para prestar atendimento. Segundo a CNN, ao menos 80 pessoas foram retiradas do avião.