Movimento no Aeroporto de Belém aumenta 15% com Fórum Mundial Social
30/01/2009
Fiscais de pátio recebem aviões presidencias no aeroporto
O Aeroporto Internacional de Belém (PA) figura como peça-chave da infra-estrutura do Fórum Mundial Social (FSM) 2009, sediado na capital paraense. Desde o início do evento, na terça-feira (27), a Infraero mantém-se em alerta permanente para garantir a segurança e o conforto dos passageiros, entre os quais chefes de Estado estrangeiros. Ao longo da semana, a movimentação do terminal aumentou cerca de 15%.
A organização do evento, que segue até domingo (1/2) confirma a inscrição de 95 mil inscritos, que entrarão e sairão da cidade ao longo desse período. Pelas áreas de embarque e desembarque, é grande o fluxo de participantes. Ainda assim, ambas operam dentro da normalidade.
Um esquadrão anti-bomba da Polícia Federal está de prontidão no aeroporto. Agentes da Guarda Nacional e Polícias Militar, Civil, Federal e Rodoviária Federal permanecem no terminal. Foram eles os responsáveis pela integridade dos presidentes da Paraguai, Bolívia, Venezuela e Equador, que desembarcaram em Belém, na quinta-feira (29/1). Um pátio foi disponibilizado pela Infraero para servir como estacionamento exclusivo de aeronaves de transporte de chefes de Estado estrangeiros. A comitiva do presidente Lula, por viajar em aeronave oficial, fez uso da Base Aérea.
Segundo o coordenador de Segurança do Aeroporto, Manoel Campos, a segurança do aeroporto preparou-se para lidar com a grandeza do evento. Entre outras providências, o reforço incluiu o contingente de vigilantes, aumentado tanto no Aeroporto Internacional de Belém, como no Júlio César, que também integra a rede Infraero na capital.
Assessoria de Imprensa/Infraero
imprensa@infraero.gov.br