Honeywell ganha contrato de exportação do micro-UAV T-Hawk
Qua, 04 de Fevereiro de 2009 16:03
O Ministério da Defesa da Grã-Bretanha encomendou seis micro-UAV (veiculo aéreo não tripulado) RQ-16A T-Hawk desenvolvido e produzido pela Honeywell dos Estados Unidos. O valor do contrato é de US$ 5,7 milhões e as entregas serão feitas em 2010.
O T-Hawk é o primeiro UAV de decolagem vertical ducted-fan a entrar em produção.
O veículo tem formato circular, pesa 17 kg e tem 14 cm de diâmetro. Pode voar baixo para inspecionar áreas perigosas e ameaças evitando exposição das tropas ao fogo inimigo, além de poder voar por mais de 40 minutos. Além disso, o T-Hawk pode pairar no ar ou deslocar-se a uma velocidade superior a 70 km/h. O teto máximo de serviço supera os 3.000 metros.
A pequena aeronave pode ser opcionalmente equipada com câmeras de TV e equipamentos eletro-ópticos para operações diurnas ou para missões noturnas através de imagens termais (infra-vermelho). Os dados colhidos pelos sensores do micro-UAV são recebidos em tempo real pelos operadores.
A Marinha Estadunidense (US Navy) foi o primeiro cliente a encomendar o T-Hawk, assinando em novembro de 2008 um contrato de US$ 65 milhões correspondentes a 90 aparelhos. A decisão de compra foi precedida por um bem sucedido programa de ensaios realizado no Iraque, cuja principal missão lá desempenhada foi o auxílio a localização e desarme de munição de artilharia não detonada (EOD).
Uma versão civil do T-Hawk está sendo avaliada pelo Miami-Dade Police Department para aplicações policiais.