Gripen e Rafale, duas grandes ausências na Aero India 2009
Sex, 13 de Fevereiro de 2009 12:34
Esperava-se que a Aero Índia 2009 fosse palco de uma acirrada disputa entre os concorrentes ao MMRCA, competição que visa selecionar um modelo de avião de combate para a Força Aérea da Índia. Entretanto, a ausência do Gripen da Saab e Rafale da Dassault deixa uma importante lacuna no aguardado show aéreo dos canditados ao bilonário contrato.
Kjell Moller, vice-presidente executivo da Saab Intarnational, disse em Bagalore, sede da Aero India 2009, que o elevado custo do translado da Suécia para a Índia aliado à nova política de contenção de custos motivou o cancelamento da viagem. Alem disso, Moller acrescentou que testes prévios de vôo com o Gripen teriam que ser realizados por motivos de segurança. Sabe-se que a Saab está programando um período de testes de adaptação da aeronave na Índia como etapa de sua participação no MMRCA.
O Secretário de Estado encarregado da Defesa da França, Jean-Marie Bockel, disse que a ausência do Rafale na Aero Índia 2009 deve-se ao fato de que as aeronaves que seriam deslocadas para a feira estão envolvidas em importantes missões no Afeganistão. Jean-Marie Bockel lembrou que os Rafale estarão presentes na Feira Aeroespacial de Le Bourget, em Paris, evento que acontecerá em junho do corrente ano.