Governo turco diz que foi "milagre" avião não ter explodido; lama pode ter ajudado
25/02/2009 - 12h03
colaboração para a Folha Online
da Associated Press
O ministro dos Transportes, Binali Yildirim, disse nesta quarta-feira ter ocorrido um "milagre" na queda de um avião próximo ao aeroporto de Amsterdã, na Holanda. Ao menos nove pessoas morreram e 50 ficaram feridas.
Assista o vídeo do resgate das vítimas
Veja a galeria de fotos do acidente
"Tudo ocorreu muito rápido, em dez segundos", relata sobrevivente
Brasileira diz que TV na Holanda relata mortos em acidente
Cynthia Boll/AP |
Bombeiros retiram sobreviventes do avião; autoridades afirmam que entre os mortos estão funcionários da companhia aérea |
A aeronave, um Boeing 737-800, se partiu em três e perdeu um motor, uma asa e a cauda, a cerca de 100 metros de uma estrada. A aeronave tentava pousar no aeroporto, quando perdeu altitude e caiu. O aeroporto está fechado.
"Foi um milagre o que aconteceu. O fato do avião ter caído, se despedaçado em três partes e não ter explodido, ajudou que o número de mortos não fosse ainda maior", afirmou Yildirim.
O sobrevivente Huseyin Sumer disse à TV turca NTV que ouviu um barulho na fuselagem. "Nós não estávamos entendendo o que estava acontecendo. Alguns passageiros começaram a gritar e tudo aconteceu muito rápido, em no máximo 10 segundos", afirmou.
De acordo com especialistas, o fato do avião ter caído em uma superfície coberta com lama ajudou na absorção do impacto da queda. Analistas afirmam que a lama pode ter ajudado a evitar a explosão dos tanques de combustível.
Horas após o acidente, equipes de resgate ainda se mantém alertas quanto a possibilidade de um incêndio. O embaixador da Turquia na Holanda, Selahattin Alpar, disse à agência Anatolia que 72 turcos e 32 holandeses estavam a bordo.
Gideon Evers, porta-voz da Ifalpa (Federação Internacional de Associações de Pilotos de Linhas Aéreas, na sigla em inglês), afirmou que as causas do acidente ainda não podem ser determinadas. "Aparentemente não dá para saber o que aconteceu. Temos que aguardar o resultado das investigações do acidente", disse.
O governo da Holanda afirmou que também irá abrir investigação. O coordenador da equipe antiterrorismo, Wim Koj, descartou a possibilidade de ter ocorrido um ataque.