Etihad Airways tem plano de expansão de rotas e frota
Perspectiva artística do Airbus A-380 da Etihad Airways - empresa comprou dez unidades (foto Airbus)
A Etihad Airways, a companhia de bandeira dos Emirados Árabes Unidos sediada em Abu Dhabi, planeja transportar 25 milhões de passageiros por ano a partir de 2020 e pretende, para atingir esse número, voar para mais de 100 destinos de lazer e negócios em todo o mundo. A afirmação é do vice-presidente executivo de Vendas e Serviços da companhia, Geert W. Boven, à Agência Gulfnews.
Em 2008, a empresa transportou 6 milhões de passageiros para cerca de 50 destinos no Oriente Médio, na Europa, África, América do Norte e Ásia. A frota soma 45 aeronaves – espera fechar 2009 com 52 aviões e ter mais de 150 jatos no futuro.
“Nesse ano, vamos adicionar seis novas rotas à malha: Melbourne, na Austrália, no próximo mês; Atenas, na Grécia, e Istambul, na Turquia, em junho; Chicago (EUA) em setembro; Chipre e novos destinos na Índia ainda estão decididos, mas sem datas”, afirmou Boven.
O Brasil é candidato a receber voos da Etihad. Vale lembrar que, no ano passado, a empresa solicitou e foi autorizada a voar para o País, graças à renegociação do acordo bilateral entre a Anac e a autoridade de aviação civil dos Emirados Árabes Unidos.
“A Etihad Airways revê sua rede de vôos constantemente para ligar Abu Dhabi com novos destinos de lazer e negócios no mundo, e a América do Sul é uma possível região de desenvolvimento futuro”, disse o gerente de Relações Públicas da Etihad, Damian James, ao PANROTAS, por e-mail, em setembro do ano passado.
Desde outubro de 2007 a Emirates Airline, de Dubai, é a única empresa dos Emirados Árabes Unidos a voar para o Brasil (GRU). Hoje mantém um voo diário com o Boeing 777.