|

Drones israelenses contra os mísseis terra-ar S-300 do Irã

Qua, 25 de Fevereiro de 2009 15:26

A Israel Aerospace Industries (IAI) está desenvolvendo um drone “assassino”, conhecido como Harop, para ser usado com sucesso contra sistemas inimigos de mísseis anti-aéreos ou de mísseis balísticos móveis ou ocultos. O Harop é uma arma do tipo "dispare e esqueça" e foi concebido para ter uma autonomia de 1.000 quilômetros buscando radares ativos que podem conduzir ataques hostis.

Derivado do UAV Harpy anti-radiação, o Harop terá a principal função de eliminar as defesas inimigas antes dos ataques pretendidos. O desenvolvimento do Harop surge exatamente no momento em que os militares israelenses estão demonstrando disposição para o lançamento em caráter preventivo de ataques à infra-estrutura nuclear do país persa.

Embora existam dúvidas sobre a possibilidade de um iminente ataque israelense dessa natureza, o Irã está procurando reforçar sua capacidade defensiva contra ataques aéreos através de aquisição de sofisticados sistemas de mísseis anti-aéreos S-300 de fabricação russa. O S-300, apelidado de "game-changer", é temido pelos Estados Unidos e por Israel e os peritos o encaram como um elemento defensivo que pode efetivamente impedir um ataque contra o Irã .

O S-300 pode engajar até 100 alvos simultaneamente através de uma estação de radar móvel totalmente resistente a “jamming” (interferência). O Harop está sendo apresentado como um excelente alternativa para eliminar a ameaça dos S-300 voando em direção aos locais suspeitos de abrigar essas baterias de mísseis anti-aéreos e atacá-los antes que sejam disparados.

Devido à sua baixa velocidade e o relativamente pequeno consumo de combustível , o Harop poderá sustentar uma missão de várias horas sobre a área de segmentação até encontrar seus alvos.



◄ Share this news!

Bookmark and Share

Advertisement







The Manhattan Reporter

Recently Added

Recently Commented