|

Brasil - Lula se reúne com presidente da Embraer

Publicada em 25/02/2009 às 16h19m

O Globo
Globonews

Valor Online


RIO - O presidente da Embraer, Frederico Curado, e três diretores da empresa estão no Palácio do Planalto nesta quarta-feira para uma audiência com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e com os ministros da Fazenda, Guido Mantega, da Casa Civil, Dilma Rousseff, e do Desenvolvimento, Miguel Jorge. O encontro foi solicitado por Lula depois que a empresa anunciou a demissão de 4.270 funcionários na semana passada.

O presidente brasileiro quer que a empresa, fabricante de aviões, explique por que demitiu recentemente cerca de 4,2 mil funcionários, o equivalente a 20% do quadro de pessoal. Na semana passada, em reunião com ministros da área social, Lula reclamou das dispensas. Em comunicado, a Embraer justificou as demissões, atribuindo-as a problemas gerados pela crise financeira internacional, já que a maior parte da produção da empresa é destinada ao mercado externo.

Crise sem precedentes

Alegando efeitos de "crise sem precedentes", a Embraer afirmou há cinco dias que se tornou "inevitável" reduzir sua folha de pagamentos e refazer suas previsões de receita e investimentos para este ano.

Segundo a fabricante de aviões, as demissões, que devem atingir cerca de 20% da força de trabalho de 21.362 funcionários, são uma adequação necessária às novas condições de demanda internacional, de onde vem 90% da receita da empresa. Apenas em São José dos Campos, a Embraer emprega atualmente 13.842 pessoas.

No dia seguinte ao anúncio das demissões na Embraer, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva considerou, em uma avaliação reservada, que este seria o pior capítulo dos efeitos da crise financeira internacional no Brasil .



◄ Share this news!

Bookmark and Share

Advertisement







The Manhattan Reporter

Recently Added

Recently Commented