Boeing pode lançar novo concorrente para o Super Tucano
Por Defesa Brasil
10 de Fevereiro de 2009
A Boeing está ponderando a possibilidade de reiniciar a produção do OV-10 Bronco, muito utilizado na Guerra do Vietnã em missões de ataque leve e observação, e cujas últimas unidades foram entregues em 1976. As informações são da revista Flight Global.
A empresa confirma que o OV-10 poderia ser oferecido como uma aeronave de ataque e transporte leve para a Força Aérea Norte-Americana (USAF). O mercado internacional também é de interesse da empresa.
A USAF recentemente mostrou interesse em adquirir uma aeronave de ataque leve e missões de contra-insurgência (COIN) para serem usadas principalmente no Iraque e Afeganistão. Com esse mercado em potencial, a Boeing abriu os olhos para o relançamento do OV-10 Bronco.
O OV-10 Bronco continua em operação na Colômbia, Indonésia, Filipinas e Venezuela e possui um poder de fogo semelhante ao do helicóptero Bell AH-1 Cobra. Recentemente a Venezuela efetuou a compra de helicópteros Mil Mi-28 para substituir essas aeronaves.
Até agora, a USAF não decidiu se pretende dar início oficial ao Projeto AO-X. Ainda nesse ano, a Guarda Aérea Nacional (ANG) irá experimentar o Beechcraft AT-6 texan II, a mesma aeronave que a USAF utiliza para missões de treinamento. A USAF também está comprando dezenas de AT-6 em nome da Força Aérea Iraquiana. Além do OV-10 e AT-6, o A-67 Dragon e o Embraer EMB-314 Super Tucano também poderão ser candidatos.
Além da capacidade de ataque e observação, o OV-10 ainda pode carregar um pequeno grupo de tropas ou médicos ao longo ou dentro de um campo de batalha.Image
*Com informações da Flight Global