|

Boeing estuda reinício da produção do OV-10 Bronco

Sex, 06 de Fevereiro de 2009 16:00



A Boeing está ponderando a possibilidade de reiniciar a produção do bimotor turboélice OV-10 Bronco, aeronave anti-guerrilha da ”Era Vietnã”, produzida até 1976. Cerca de 300 exemplares foram entregues às Forças Armadas dos Estados Unidos e estrangeiras.

A empresa confirma que o OV-10 poderia ser oferecido como um avião de ataque leve ou na versão de transporte de carga leve para a Força Aérea Estadunidense (USAF).

O recente interesse manifestado pela USAF em adquirir um modelo de avião de ataque leve foi visto pela Boeing como um bom motivo para se pensar no relançamento da produção do OV-10. Até agora, a instituição não decidiu se pretende comprar uma frota de aviões de ataque leve, programa de aquisição conhecido como OA-X.

Como parte do OA-X, a USAF vai testar ainda este ano o Beechcraft AT-6 Texan II. O EMB-314 Super Tucano da Embraer e o A-67 Dragon da US Aircraft Corporation também são candidatos no programa.

Por outro lado, a USAF também está comprando dezenas de AT-6 Texan II para repassá-los para a Força Aérea Iraquiana. Se o OV-10 não for considerado no OA-X, a Boeing antevê ainda a possibilidade em ressuscitar o OV-10 como um vetor de transporte de cargas, de pequenos grupos de tropas ou de realizar serviços aero-médicos ao redor do campo de batalha.

O mercado internacional também parece promissor para uma aeronave lenta que mistura a capacidade de observação dos helicópteros com características de vôo e alcance das aeronaves de asas fixas.

Reconhecido por sua eficiência em missões de vigilância, o OV-10 continua no serviço ativo em quatro países: Colômbia, Indonésia, Filipinas e Venezuela, sendo capaz de transportar uma carga bélica equivalente à capacidade do helicóptero de ataque Bell AH-1 Cobra. Alguns dos atuais operadores e novos clientes em potencial, poderiam se interessar pelos OV-10 de nova produção.

A Boeing registra que o relançamento do OV-10 é uma idéia muito preliminar. No entanto, a empresa criou uma brochura promocional para ser distribuída em eventos ligados ao setor de defesa.




◄ Share this news!

Bookmark and Share

Advertisement







The Manhattan Reporter

Recently Added

Recently Commented