Avianca fecha 2008 em alta e encomenda mais jatos
Na home, um dos A-320 da Avianca; acima, o diretor de Vendas da empresa, Juan Ricardo Castillo, o vice-presidente comercial, Javier Gaez, e o diretor geral da OceanAir, Renato Pascowitch
A colombiana Avianca, por meio do vice-presidente Javier Gaez, apresentou o balanço geral de 2008 para alguns convidados durante visita à sede da empresa, em Bogotá, na Colômbia. Durante a apresentação, Gaez destacou os nove milhões de passageiros transportados no ano passado – o que representa um crescimento de 9% em relação a 2007. Outro dado positivo para a companhia foi o incremento de 4,9% na ocupação geral dos voos domésticos e internacionais.
“O ano passado foi de grandes conquistas para a Avianca, além dos diversos números favoráveis, chegamos a 62 aviões na frota, fora os que já foram encomendados e estão com a entrega garantida, mesmo com a crise”, comemorou o dirigente, especificando que mais oito aeronaves entraram na frota da companhia no ano passado: dois A-330, quatro A-319 e dois A-320. Para os próximos meses estão programadas as chegadas de nove A-320 e três A-330. Em 2010, com o compromisso assumido pela Boeing para a entrega de 12 B-787 Dreamliner, a Avianca abrirá rotas de grande alcance. A meta da empresa é ter mais 74 aeronaves até 2018.
O mercado colombiano é um dos responsáveis para os bons resultados da empresa. Cerca de 60% do fluxo doméstico do país é atendido pela Avianca, enquanto a demanda internacional chega a 50%. “Priorizamos o bem-estar do cliente. Nossas pesquisas mostram que 85% dos passageiros estão satisfeitos com o nosso serviço nas rotas domésticas. Índice parecido nos voos internacionais, que registraram 86,6%”, afirmou Javier Gaez.