Avianca começa a mostrar o projeto Brasil
05/02/2009 08:20
Antonio Euryco
Em 2009, empresa comemora 90 anos
A aviação comercial representa cerca de 50% no faturamento do grupo Sinergy e a colombiana Avianca, a principal das quatro empresas, tem em 2009 uma comemoração muito especial, completando 90 anos.
No futuro, e estes planos ainda existem, haverá uma Avianca Brasil, dentro do processo conjunto com a OceanAir, dos resultados e da situação aérea internacional.
Nos ultimos quatro anos, com uma sequência de resultados positivos, a empresa sedfiada em Bogotá mantém um histórico privilegiado, com expectativas de crescimento e renovação da frota com aspectos singulares.
Neste ano, 12 novos equipamentos serão recebidos pela companhia junto ao consórcio Airbus. São três A330, dois A319 e sete A320. Até 2018, as encomendas do grupo Sinergy são para 74 aeronaves, além das oito que entraram em operação no ano passado. Os financiamentos estão assegurados para as próximas entregas.
Estes detalhes foram apresentados hoje pela manhã (5) por José Efromovich, o atual homem da aviação comercial dentro do grupo Sinergy, no aeroporto de Guarulhos, para um grupo de convidados em viagem a Bogotá, conhecimento o novo equipamento A330 que a empresa colocou em operação desde 19 de janeiro, na ligação com São Paulo.
Efromovich também analisou aspectos da OceanAir, depois do processo de reformulação que a empresa teve no ano passado, o ajuste na malha e no processo operacional e administrativo. Hoje, a OceanAir está com 13 aeronaves, atendendo 25 aeroportos em 23 cidades, à espera de uma definição sobre a situação do Santos Dumont e dos slots em geral, colocando o foco com exclusividade no passageiro e mostrando bons números: a ocupação no ano passado teve média de 62% no primeiro e de 75% no segundo semestre.
Como o mercado brasileiro está, neste momento, o executivo define a situação da OceanAir: "continuamos a voar com os pés no chão".