Audiência pública debate EIA/RIMA de Congonhas
30/01/2009
Representantes da Infraero apresentam EIA-Rima à população paulistana
O Aeroporto de Congonhas (SP) prepara-se para receber sinal verde da Prefeitura de São Paulo. Nesta quinta-feira (29/1) foi realizada, em São Paulo, audiência pública para apresentação e discussão do Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental (EIA-Rima) do aeroporto.
O estudo foi feito pela empresa VPC/Brasil Tecnologia Ambiental e Urbanismo, contratada pela Infraero. O objetivo do documento é identificar os impactos causados pela atividade aeroportuária e propor adequações. Após analisar o EIA-Rima e a audiência pública, a Secretaria do Verde e do Meio Ambiente da Prefeitura de São Paulo (SVMA) determinará as condicionantes ambientais da licença de operação de Congonhas.
Cerca de 30 pessoas se manifestaram sobre a elaboração do projeto. A Infraero foi representada na audiência pelo superintendente de Meio Ambiente e Energia, Álvaro Valente, e pelo superintendente de Congonhas, Willer Larry Furtado, que apresentou breve histórico do Aeroporto de Congonhas e de sua importância para o desenvolvimento socioeconômico da cidade de São Paulo.
“O aeroporto de Congonhas pertence à cidade de São Paulo e as obras serão feitas respeitando opiniões divergentes e como a sociedade assim o desejar”, afirmou o superintendente Willer Larry Furtado.
Debates
Durante a audiência, representantes de entidades ambientalistas e Ongs enfatizaram questões como a segurança, a poluição aérea e o grande crescimento nas regiões próximas ao aeródromo. O vice-presidente da Associação Brasileira da Empresas de Comissaria (ABECA), Miguel Costa, falou em nome dos funcionários terceirizados do Aeroporto de Congonhas. O ex- ministro da Defesa, Mauro Gandra, destacou a evolução da tecnologia aeronáutica. Moradores do entorno também foram ouvidos.
Assessoria de Imprensa/Infraero
imprensa@infraero.gov.br