Anac afirma que 40% dos helipontos de SP têm alguma irregularidade
A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) estima que 40% dos 214 helipontos registrados e homologados em São Paulo estejam em situação irregular. A cidade tem, hoje, a maior frota de helicópteros do país, com 309 aeronaves. Para tentar prevenir a possibilidade de acidentes aéreos e regularizar a situação, a Anac promoveu um fórum de debates com proprietários de helipontos privados.
"Não é uma preocupação o alto número de helipontos da cidade, mas sim o alto número de irregularidades. Estimamos que 40% dos helipontos de São Paulo tenham alguma irregularidade", disse o diretor de Infra-Estrutura Aeroportuária da Anac, Alexandre Gomes de Barros.
Trinta projetos de helipontos em São Paulo, entre eles alguns em funcionamento, foram negados pela prefeitura da capital paulista e podem ser fechados pela Anac. "Temos uma lista de helipontos que estamos terminando de processar que têm irregularidades que dificilmente serão sanadas e, nesse caso, teremos que partir para o fechamento", disse Barros. A localização desses helipontos não foi identificada pelo diretor.
De acordo com o diretor da Anac, a proximidade entre os helipontos da capital, fenômeno comum em áreas como a Avenida Paulista, Avenida Brigadeiro Faria Lima e na Marginal Pinheiros, pode vir a provocar um acidente aéreo, embora esse risco 'não seja ainda iminente'.
Na próxima semana, a Anac espera definir um prazo para que esses proprietários procurem voluntariamente o órgão para corrigir essas irregularidades.