Aeroportos da Europa com 0,2% de redução nos passageiros
Qua, 11 de Fevereiro de 2009 12:46
O ano passado terminou com uma queda de 0,2% no tráfego de passageiros dos aeroportos europeus. Os números partiram do ACI Europe (Airports International Council) e indicam também que, comparativamente com 2007, o número de movimentos diminuiu 0,7%.
”Apesar do começo de ouro, 2008 fechou com um declínio geral de tráfego de passageiros”. A análise é de Olivier Jankovec, diretor-geral do ACI Europe, que diz também que, “desde setembro, os números deterioraram-se severamente”.
O mesmo organismo avança que mais de 80% dos aeroportos europeus registaram descidas de tráfego. “A crise está agora a afectar todos os mercados”, comenta Jankovec.
“O que é mais preocupante é a velocidade com que a carga, o barômetro do comércio internacional, desceu - muito mais rápido do que o tráfego de passageiros”, aponta o diretor geral, referindo-se à descida de 4% de carga.
Para Olivier Jankovec: “isso significa que há espaço para mais descidas de passageiros”. O responsável já classificou 2009 de annus horribilis no que concerne ao tráfego aéreo. Só em dezembro, a redução do tráfego de passageiros nos aeroportos europeus foi de 7,7%, enquanto que os movimentos diminuíram 8,1%.