Aeroporto do Recife ganha cores e ritmos do Carnaval
10/02/2009
Carlos Pantaleão
Passistas mostram a alegria do Carnaval pernambucano
Quem chega ao Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes - Gilberto Freyre neste mês de fevereiro entra no clima de carnaval. Grupos de passistas, com orquestra de frevo e caboclos de lança do Maracatu Rural, se alternam no receptivo aos que chegam à cidade, levando uma amostra da riqueza cultural de Pernambuco para dentro do aeroporto. A ação é uma parceria das Secretarias de Turismo da Prefeitura do Recife e do Estado com a Infraero.
A festa homenageia este ano o carnavalesco Enéas Freire, fundador do Bloco Galo da Madrugada, o artista plástico Cícero Dias e o compositor pernambucano Carlos Fernando. A alusão aos homenageados está na decoração das ruas e do aeroporto. Já se tornou uma tradição do carnaval pernambucano proporcionar aos viajantes que desembarcam no Internacional Guararapes a alegria da festa que se aproxima.
Muitos passageiros se contagiam e começam a dançar enquanto recolhem suas malas na esteira de bagagens. A partir da quarta-feira de Cinzas, as apresentações se transferem para o saguão do embarque, proporcionando a quem parte uma despedida no ritmo dos blocos, para alimentar a vontade de voltar no próximo carnaval.
Demanda
O aumento da demanda de passageiros nesse período gira em torno de 20%, índice registrado ano passado. A tradição carnavalesca da cidade atrai turistas do mundo inteiro, que agora desembarcam de vôos internacionais regulares vindos dos Estados Unidos, Alemanha, Portugal, Itália e Argentina, além dos charters vindos da Finlândia, Noruega e Argentina.
As equipes de plantão estarão ainda mais atentas para a limpeza do terminal de passageiros, o controle das filas nos balcões de check in e postos de inspeção (raio X). Além disso, a atenção é redobrada em relação aos serviços de manutenção corretiva e preventiva de equipamentos, e ao serviços oferecidos pelos concessionários, que serão incentivados a ampliar os estoques.
O objetivo é manter o nível de conforto e segurança oferecido aos passageiros. Durante o período de festas de final de ano, as operações transcorreram sem transtornos. A expectativa do superintendente do aeroporto, Wellington Santos, é de que no Carnaval se mantenha este clima de tranqüilidade.
Assessoria de Imprensa Infraero
imprensa@infraero.gov.br